As funções dos gerentes de TI vêm mudando muito nos últimos anos e essa transformação é reflexo direto do reposicionamento completo do papel da tecnologia da informação nas organizações mundiais. Em um cenário mercadológico tão acirrado, as estratégias de utilização dos recursos tecnológicos se tornaram decisivas para o alcance dos resultados corporativos.

Com isso, se antes a área computacional era tratada apenas como um simples ativo operacional, nos dias de hoje esse setor assume postura altamente estratégica, adquirindo um caráter consultivo de extrema importância na tomada de decisões e no desenvolvimento dos objetivos das áreas de negócios.

Funções do gerente de TI

O gerente de TI é um dos principais agentes de inovação em uma empresa. Líder de uma equipe encarregada pela implantação, redesenho e racionalização de processos, esse profissional de extremo prestígio nas organizações possui visão ampla do negócio (business) e é o mentor do desenvolvimento de novos sistemas, sempre pensando em interligá-lo com as necessidades estratégicas da companhia, tais como redução de custos, otimização de processos e aumento da eficiência operacional.

Na verdade, o gerente de TI possui um papel híbrido, que varia de acordo com o tamanho e as ambições da companhia. Para as empresas de pequeno e médio portes, esse profissional trabalha focado na provisão de sistemas e tecnologias para ampliar a eficiência operacional.

Nas de grande porte, o gerente atua juntamente com CIOs e CEOs, o desenvolvimento de estratégias de negócios e no alcance direto da visão institucional da empresa.

Qual curso devo fazer para me tornar um gerente de TI?

Ensino superior completo em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas são as formações mais exigidas para preenchimento das vagas de nível gerencial em tecnologia da informação.
Experiência exigida pelo mercado
A experiência exigida pelo mercado, evidentemente, varia de acordo com o porte da empresa. Entretanto, existem alguns itens comuns cobrados pelas organizações:

 

  • experiência em liderança e gestão de equipes;
  • experiência em implantação de sistemas e projetos na área de TI;
  • ótimo conhecimento em linguagem de programação de alto nível;
  • conhecimento em desenvolvimento e/ou gerenciamento de projetos;
  • conhecimento profundo em segurança da informação;
  • boa capacidade de relação interpessoal e adaptável, mudanças, bem como as pressões próprias do segmento;
  • inglês fluente é obrigatório e, de preferência, espanhol também;
  • pós-graduação lato sensu na área costuma também figurar entre as exigências das vagas em aberto.